18 de fevereiro de 2015

Boas variantes do Livro do Mestre

O Livro do Mestre sempre traz uma grande quantidade de auxilio e dicas para os mestres e materiais adicionais para incrementar os jogos e a narrativa. Um dos conteúdos que eu mais gosto são variantes de regras para substituir e acrescentar opções para os jogadores e monstros. Apesar do livro ser ótimo na minha opinião, as variantes são bem fracas. Separei algumas que gostei que, para mim, são reais opções para usar na mesa de jogo:

1. Substituição de áreas por quantidade de alvos (Página 249). Não está descrito como variante, mas não deixa de ser uma ótima opção para quem gosta de combates mais abstratos. Basicamente você calcula quantos alvos acerta com magias e efeitos de área ignorando uma medição precisa das distâncias, apenas considerando se os inimigos estão perto ou não uns dos outros. Para um combate com miniaturas, não seria tão interessante.

2. Variantes de Perícia (Página 263). As variantes de perícia são boas para deixar o jogo mais simples ainda para os iniciantes ao sistema. A que eu mais gostei foi a de dar o bônus de proficiência de acordo com o background, definindo na hora da ação como é que o personagem teria o determinado conhecimento ou habilidade (como é feito mais ou menos no 13th Age).

3. Opções de Ataque (Página 271). Todas as opções de ataque trazem uma opção a mais de ações que podem ser realizadas em um combate e aumentam o aspecto tático do jogo. As opções trazidas são as regras de desarme, subir em criaturas gigantes, acrobacias em combate e outros. A única opção que não gostei foi a opção de "marcar" o alvo de um ataque pois deixa os ataques de oportunidade muito mais fortes. Talvez considerar a marca como se fosse uma ação fosse mais interessante ao invés de marcar qualquer inimigo visado por um ataque.

Há várias outra opções de variantes no livro mas que não me agradaram. Algumas me pareceram bem desproporcionais como o flanqueio (que dá vantagem no ataque!) enquanto outras vi que iriam acrescentar muito pouco ao jogo.
Apesar do Livro do Mestre ser uma ótima compra, ainda fica aquela sensação que esse material adicional poderia ser melhor.