House Rules

Aqui apresento sugestões de regras da casa para o D&D 5e. Algumas delas especificam coisas que os livros e autores deixam a critério do mestre. Outras mudam alguma regra existente para atender determinado objetivo em jogo, por isso, as regras criadas aqui terão sempre uma explicação do motivo porque foram criadas. Junto a cada uma delas segue também a informação se elas foram ou não testadas em algumas sessões de jogo.

Críticos com dano fixo (não testada)
Ao invés de jogar dados extras para o crítico dos monstros, usar o valor máximo de dano normal. Essa regra reduz o dano do crítico dos monstros em 1 ponto por dado. Seu benefício é que os críticos dão um dano constante e diminui as chances de um personagem de nível baixo cair em apenas um golpe com uma boa rolagem de um dano crítico de um monstro.

Inspirations extras (bem testada, em uso)
Cada personagem pode ter até 2 (ou 3) Inspirations por vez ao invés do máximo de 1. Com uma reserva maior, os jogadores podem sentir-se mais confortáveis em gastar o benefício e não ficar guardando-os para um teste crucial. O ritmo de premiação do mestre é essencial para o uso ou não dessa regra caseira.

Experiência maior contra várias criaturas (não testada)
O mestre concede a experiência de combate contra várias criaturas com o multiplicador de dificuldade. A regra normal é só dar a experiência das criaturas sem multiplicá-la pelo modificador. A ideia por trás dessa regra é dar a experiência conforme a dificuldade real do combate.

Experiência variável (testada, em uso)
Usando essa regra, o mestre dá a experiência de acordo com a avaliação dele e do grupo do quão difícil e custoso foi o combate. Ele avalia se um determinado encontro foi fácil, médio, difícil ou mortal e cada personagem ganha o valor de experiência igual ao valor da coluna correspondente a dificuldade. O nível utilizado para esse cálculo é o nível médio do grupo. A vantagem dessa regra é ser um método simples de calcular a XP, embora não tire o trabalho do mestre em balancear os encontros.
Por exemplo: um grupo composto por 3 personagens de nível 3 e 1 de nível 2 enfrenta um grupo de criaturas. Apesar de não se ferirem muito, os conjuradores gastam muitas magias nesse combate. O mestre decide que o encontro foi de dificuldade média por isso e dá a cada um 150 de XP (utilizando como base a tabela de XP para encontros básica).

Tabela de XP para encontros
Variação do descanso longo (não testada)