18 de maio de 2015

Esconder-se

Meu  primeiro personagem que fiz nesta nova edição do jogo foi um ladino e a primeira coisa que fiz ao pensar na ficha foi ler as regras de como a furtividade e a ação de se esconder funciona, já que no segundo nível ele pode utilizar essa ação como uma ação de bônus.

Achei as informações do livro em um primeiro momento confusas e extremamente dependentes do julgamento do mestre (o que não é ruim, já que cada situação de jogo é diferente da outra). Então o que pensei com esse artigo foi juntar as informações sobre a regra de esconder-se presente no livro do jogador, em twittes que os desenvolvedores publicaram e algumas interpretações minhas para facilitar a vida de quem constantemente precisa usar essa ação (sim, falo dos ladinos).

Vantagem em se esconder

Criaturas escondidas tem vantagem nas jogadas de ataque contra alvos que não estejam os vendo. As criaturas escondidas podem ter uma rodada surpresa no combate caso embosquem os alvos.

A ação

A primeira coisa a se destacar é que se esconder agora exige uma ação (pelo menos nos momentos de combate). O teste é padrão: destreza (stealth). Em uma exploração, você pode utilizar a furtividade durante o movimento, mas deve mover-se em ritmo lento (60 metros por minuto). É importante gravar ou anotar o valor do teste de destreza pois ele será usado pelos adversários para localizá-lo.
Você não pode esconder-se de uma criatura que pode te ver. Uma criatura invisível ganha os benefícios como se estivesse escondida e caso revele sua presença poderá utilizar a ação de esconder-se a qualquer momento para camuflar sua localização.

Notando criaturas escondidas

Para notar criaturas escondidas usa-se a ação de procurar (sim, também uma ação). Entretanto, a percepção passiva funciona sempre, então alguém tentando esconder-se deve ter um teste de destreza superior a percepção passiva dos inimigos. É possível também achar criaturas escondidas ganhando linha de visão para elas.
Os testes de percepção para notar criaturas é realizado com desvantagem se os alvos estiverem em uma área obscurecida (penumbra, folhagem, névoa, escuridão, etc) ou se o alvo estiver invisível. Para a percepção passiva, a desvantagem diminui em 5 pontos o valor dela e a vantagem aumenta em 5.

Esconder-se em combate ou em cena de ação

Você pode esconder-se para realizar uma emboscada. Até ai tudo bem. Mas e durante um combate? É possível esconder-se e atacar durante as rodadas do combate? Seria possível um personagem que está no meio do combate com várias criaturas ir atrás de uma grande árvore e poder realizar o teste de esconder-se? Ai entra mais uma vez o julgamento do mestre.
Como uma forma de padronizar os testes, eu divido as possibilidades da cena em 2 tipos de situação:

  1. A criatura que quer se esconder está diretamente no combate seja atacando, dando suporte e, assim, chamando atenção para si. Nesse caso, para se esconder utilizando uma cobertura ela realizaria seu teste normal e os alvos teriam vantagem no teste de percepção (a passiva seria 15 + bônus de percepção).
  2. A criatura que quer se esconder não está participando ativamente do combate, esta lutando em uma área grande em que algumas criaturas não tenham visão para suas ações ou em combates em áreas mais extensas. Nesse caso, para se esconder utilizando uma cobertura ela realizaria seu teste normal (com a percepção resistida normal também).
Vale lembrar que esconder-se durante o combate não é sumir do mapa e os inimigos simplesmente ignorarem o alvo. Esconder seria algo como disfarçar sua presença para passar despercebido no combate além da capacidade de atacar de modos a surpreender os oponentes. 

Então, se você está lutando contra uma criatura e resolve se esconder atrás de uma árvore, mesmo que seu teste tenha superado a percepção passiva da criatura, ela irá imaginar que você está ali atrás só não irá saber de qual forma você irá atacar ou se aproximar dela. Se ela resolver ir até lá ela irá quebrar o esconderijo (ela terá linha de visão para você). Entretanto, caso haja outras ações possíveis para essa criatura como, por exemplo, outros alvos para atacar, seria mais lógico ela ignorar a presença da criatura escondida.