16 de abril de 2015

Druida: Circle of the Moon

O D&D 5e traz um equilíbrio entre as classes. Seus designers sempre disseram que não seriam o foco da edição mas todos os jogadores imaginam classes que cumpram determinados papéis de forma satisfatória e que tenham um poder parecido com os personagens de outras classes para cada um poder brilhar nos mais variados momentos.

Pois bem, o arquétipo da classe de Druida do Círculo da Lua. que permite que o Druida transforme-se em criaturas mais poderosas parece fugir a regra desse equilíbrio. Há algumas discussões para alterar seu poder para equiparar com as outras classes e eu até concordo com algumas delas, mas só em partes.

Para mim, o único nível que o Druida fica em grande vantagem em relação aos demais é no nível 2 (nível no qual ele ganha essa habilidade). Neste nível, ele consegue aumentar seu dano de forma drástica, já que:
  • As criaturas de CR1 possuem um dano alto (são criaturas que dão trabalho a um grupo inteiro de heróis de Nível 1);
  • A sua forma animal é uma habilidade recuperável com um descanso curto.
Comparando: o guerreiro, por exemplo, que ganha no 2º nível seu Action Surge que é uma habilidade recuperável em um descanso curto que permite apenas uma ação extra para atacar. Depois disso, o poder do Druida só será muito mais forte no nível 20, quando através das transformações ilimitadas, ele pode ser virtualmente imortal pois pode sempre renovar os Pontos de Vida através da metamorfose. Nos outros níveis, as outras classes ganham habilidades que compensam essa diferença drástica de poderes e mantém o equilíbrio que, agora na 5e, não é calculado nível a nível e sim, na classe como um todo.

Alterações na Classe

Acho que a única alteração a ser feita na classe (que mesmo assim não acho essencial) é para mudar sua força no nível 2. Eu faria o seguinte: no nível 2, quando o druida ganha a sua habilidade, ele poderá transformar-se em criaturas de CR 1/2. A partir do nível 3, ele se transformaria em criaturas de CR até nível/3 (como é normalmente a habilidade).

Para o nível 20, não proponho nenhuma alteração, pelo menos até jogar ou ver alguém jogando com algum Druida nesse patamar.