28 de novembro de 2014

O que eu gostei no D&D 5e

Junto com a comemoração dos 40 anos de Dungeons & Dragons, a 5ª Edição do sistema foi lançada com sucesso. As críticas foram positivas e o estilo de jogo parecido com o das edições antigas foi bem aceito por novos jogadores e os antigos que gostavam da simplicidade de outrora.

Eu adorei o sistema na sua 4ª edição. Os combates táticos, regras básicas leves e valorização equilíbrio entre classes e desafios eram características que me prenderam e me fizeram jogar e narrar campanhas longas do jogo. Entretanto, já me sentia cansado do estilo, principalmente devido aos jogos em níveis altos exigirem mais dos jogadores e narradores. Deste modo, a nova edição do D&D caiu como uma luva para mim.

Enumero algumas características que gostei no D&D novo:

Simplicidade e modularidade

O jogo é simples. Isso pode ser um ponto negativo para alguns, mas para mim é um ponto positivo. As mecânicas são simples e diretas, as regras são claras e o sistema de magias é elegante como na 3ed sem ter cálculos de distâncias, bônus de magias adicionais e outras complicações. Para quem gosta de elementos adicionais, os próximos livros trarão elementos opcionais e variantes de regras para deixar o jogo personalizado para cada grupo.

Elementos narrativos

O foco do D&D são os combates, isso é certo e ninguém espera que mude. Mas pequenas regras para valorizar a narrativa dão um toque a essa edição. As escolhas de Background e os Inspirations dão um sabor a mais ao jogo e diverte quem gosta desse aspecto dos RPGs.

Mecânicas diferentes para cada classe

Na 4ª edição, personagens de papéis iguais (defensor, agressor, líder, controlador) tinham mecânicas semelhantes. Agora, cada classe de personagem tem sua mecânica própria (não de forma tão distinta como 13th Age) e isso é um ganho para quem vai jogar várias e várias campanhas.

Bounded Accuracy

Esse termo representa que os valores básicos que modificam as jogadas de d20 aumentam em um ritmo menor e a "moeda" dos desafios nos combates são os Pontos de Vida das criaturas. Desta forma, monstros de níveis baixo continuam a ser uma ameaça em níveis mais altos quando estão em grande quantidade. Isso facilita o trabalho do mestre já que ele pode mesclar vários níveis de criaturas em um único encontro e as criaturas de níveis baixos não ficam defasadas em níveis altos.

Essas são algumas das características que gostei nessa nova edição. Aconselho a todos a jogarem uma sessão e experimentarem as virtudes da nova edição, principalmente porque há material gratuito no site da Wizards of the Coast tanto para os jogadores (criação de personagem, regras e magias) quanto para os DMs (monstros, itens e aventuras).